
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (20) um ambicioso plano para a criação de um escudo de defesa antimísseis chamado “Golden Dome”, ou “Domo de Ouro”, em tradução livre.
De acordo com Trump, o sistema custará cerca de 175 bilhões de dólares e deverá estar operacional até o fim de seu mandato. Segundo ele, o “Golden Dome” servirá para proteger o território americano e terá liderança do general Michael Guetlein, vice-chefe de operações espaciais.
O projeto envolve a criação de uma ampla rede de satélites capazes de detectar, rastrear e até interceptar mísseis inimigos. O Canadá já teria demonstrado interesse em participar da iniciativa, embora o governo canadense ainda não tenha se manifestado oficialmente.
Trump enfatizou que todo o sistema será fabricado dentro dos Estados Unidos. O programa, no entanto, enfrenta desafios: além do alto custo e incertezas no financiamento, parlamentares democratas levantam preocupações sobre o processo de aquisição e o envolvimento de empresas como a SpaceX, de Elon Musk, além da Palantir e da Anduril.
Durante o evento na Casa Branca, o senador Kevin Cramer, da Dakota do Norte, destacou que o projeto representa uma nova era: “Esse ecossistema de defesa tem mais a ver com o Vale do Silício do que com as tradicionais empresas de defesa.”
O “Golden Dome” promete ser um divisor de águas na segurança dos EUA — mas, até lá, muitos debates ainda devem acontecer.CNN