Mossoro 1

Mossoro 1

RN PI 080579

RN PI 080579

ALRN fev 25

terça-feira, 10 de junho de 2025

Vereador Hênio Silva apresenta três importantes propostas voltadas à saúde pública em João Câmara

Na sessão realizada no dia 9 de junho de 2025, o vereador Hênio Silva (Partido Verde) apresentou três indicações que foram aprovadas por unanimidade pela Câmara Municipal de João Câmara. As propostas, voltadas à área da saúde pública, destacam o compromisso do parlamentar com o bem-estar da população urbana e rural do município.

1. Mutirões de castração para controle populacional de cães e gatos

A Indicação nº 149/2025 solicita à prefeita Aíze Bezerra e à Secretaria Municipal de Saúde a realização de estudos técnicos e financeiros para viabilizar mutirões de castração de cães e gatos. De acordo com Hênio, a medida visa não apenas o controle populacional, mas também a prevenção de doenças e a promoção do bem-estar animal. O parlamentar ressaltou que a castração contribui significativamente para a redução de doenças como câncer de mama, próstata e infecções uterinas, além de ser uma política de saúde pública eficiente.

2. Atendimento médico no Matão de Iracema com unidade móvel

Por meio da Indicação nº 150/2025, o vereador propôs o envio da unidade móvel de saúde à comunidade rural Matão de Iracema duas vezes por mês. A medida tem como objetivo facilitar o acesso da população local a atendimentos médicos regulares, fortalecendo a atenção básica em áreas mais distantes da zona urbana.

3. Ultrassonografias itinerantes nas comunidades rurais

A terceira proposta, Indicação nº 151/2025, sugere a implantação do serviço de ultrassonografia itinerante. Hênio Silva destacou os diversos benefícios dessa ação, como a redução de barreiras geográficas, diagnósticos precoces e menor custo para os pacientes que, muitas vezes, precisam se deslocar até centros urbanos para exames simples. Segundo o vereador, a medida melhora a qualidade de vida da população rural e fortalece a saúde preventiva no município.

Aprovação unânime

As três indicações foram aprovadas por todos os nove vereadores presentes, incluindo o presidente Fernando Guilherme.

Com essas propostas, o vereador Hênio Silva reafirma seu compromisso com a construção de políticas públicas eficazes, priorizando a saúde, o bem-estar e a inclusão das comunidades mais vulneráveis.

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478 - 99401-7616

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478  -   99401-7616
Lapac Saúde/beleza Laboratório de Análises Clínicas e Clínica Médica que atua em João Câmara, no Potengi e RN. Conforto, tecnologia e atendimento humanizado.