Torreão FM

sábado, 27 de setembro de 2025

Mais de 11 mil veículos com GNV circulam irregularmente no RN, aponta levantamento


Dados do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran RN) revelam que ao menos 11,6 mil veículos circulam no estado com o Certificado de Segurança Veicular (CSV) vencido, colocando em risco motoristas, passageiros e pedestres.

A frota potiguar que utiliza Gás Natural Veicular (GNV) chega a quase 55 mil veículos, mas milhares não possuem o atestado de segurança obrigatório.

Segundo o engenheiro especialista em inspeções de GNV, Domingos Júnior, a falta de vistoria pode causar acidentes graves. “O cilindro de gás precisa ser requalificado a cada cinco anos. Sem inspeção, o motorista pode não perceber o vencimento e isso pode levar à explosão do cilindro”, alertou.

O CSV é o documento que certifica que o kit GNV passou por inspeção técnica conforme as normas do Inmetro e do Senatran. Sem ele, além dos riscos de falhas mecânicas e acidentes, há impacto ambiental pela ausência de controle sobre poluição e ruídos.

A situação se agrava pela falta de fiscalização efetiva em blitzes e postos de combustível, que não exigem o documento para abastecimento. Muitos veículos, inclusive de aplicativo, circulam irregularmente sem registro oficial no Detran.

Para o especialista, o reforço na fiscalização é urgente. “Em estados como São Paulo já existem blitzes específicas para poluição e ruídos. No RN, sem essa cobrança, a frota irregular cresce e aumenta os riscos à população”, concluiu.

98FM

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478 - 99401-7616

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478  -   99401-7616
Lapac Saúde/beleza Laboratório de Análises Clínicas e Clínica Médica que atua em João Câmara, no Potengi e RN. Conforto, tecnologia e atendimento humanizado.

Maior Programa de Acesso à Água do RN