O serviço de patinetes elétricos compartilhados começou a operar em Natal no domingo (20) e já chamou a atenção dos moradores da capital. A novidade, que alia lazer e micromobilidade urbana, funcionará em caráter experimental por 120 dias, sob avaliação da STTU e da Sepae.
Na segunda-feira (22), em alusão ao Dia Mundial Sem Carro, gestores e servidores da Prefeitura realizaram um percurso de cerca de 4 km utilizando os equipamentos. Ao todo, 600 patinetes estão disponíveis em pontos estratégicos, como o Midway Mall, Ponta Negra e Avenida Salgado Filho.
A tarifa é de R$ 1,99 nos dias de semana e R$ 2,99 nos fins de semana, com cobrança adicional por minuto rodado. O desbloqueio é feito por aplicativo ou QR Code. Os equipamentos contam com GPS, limite de velocidade de 20 km/h, freios, faróis de LED e rastreamento em tempo real.
A secretária de Mobilidade Urbana, Jódia Melo, destacou que o serviço é simples, sustentável e segue padrões de segurança. Usuários devem ser maiores de idade, não podem transportar passageiros nem utilizar sob efeito de álcool.
Segundo a STTU, no primeiro dia de funcionamento, 50% dos patinetes foram utilizados. A fase de testes permitirá ajustes para ampliar a adesão e garantir segurança no uso.
Com informações da Tribuna do Norte