Torreão FM

sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Cultivo pioneiro de açaí no RN cresce e produção já é exportada para o Kuwait

Sair da agricultura tradicional para uma cultura mais inovadora foi o desafio que o produtor Rodrigo Moura Pires da Cunha e seus sócios, Daniel França e Carlos Frederico, encararam a partir de 2016. E ele escolheu algo pioneiro no Rio Grande do Norte: o plantio do açaí. A empresa Pioneira Agrícola, com terras no litoral de Touros e Pureza, saiu de 20 hectares em 2016 para quase 80 hectares plantados em 2024. A cada ano, a plantação dobra e, para 2025/2026, a empresa projeta a ampliação do plantio em mais 20 hectares. A ideia, segundo Rodrigo Moura, é chegar a 150 hectares de açaí até 2027.

Atualmente, a empresa já exporta boa parte da produção. “A gente acredita que nessa safra (2025/2026) vamos exportar 50% da produção, ou algo muito próximo disso”, comemora Rodrigo Moura. Segundo ele, a exportação seguia para vários países da Europa, mas no final de 2024 a empresa fechou contrato e começou a exportar para um cliente no Kuwait, que prevê receber 100 toneladas na safra 2025/2026. Este ano, o primeiro contêiner foi enviado em julho e um segundo segue agora em outubro.

Além disso, há negociações com outros países. “Neste momento, estamos em Madri, na Espanha, em um dos maiores eventos mundiais de fruticultura, a Fruit Attraction, e sentamos com oito pessoas para negociar a exportação de açaí, polpa e sorvete, mas nada consolidado, são rodadas de negócios”, comenta o produtor.

Cedido/Tribuna do Norte

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478 - 99401-7616

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478  -   99401-7616
Lapac Saúde/beleza Laboratório de Análises Clínicas e Clínica Médica que atua em João Câmara, no Potengi e RN. Conforto, tecnologia e atendimento humanizado.

Maior Programa de Acesso à Água do RN