Mesmo com o cessar-fogo em vigor desde 10 de outubro, Israel voltou a bombardear a Faixa de Gaza neste domingo (19), segundo testemunhas e a imprensa local. A ação seria uma retaliação a um ataque do Hamas contra militares israelenses.
O governo de Israel ainda não confirmou oficialmente os bombardeios, mas informou que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu ordenou uma “forte resposta” ao grupo islâmico.
O Hamas negou ter realizado qualquer ataque e acusou Israel de violar o cessar-fogo, que foi mediado pelos Estados Unidos e garantiu o retorno de reféns israelenses.
Testemunhas relataram dois ataques aéreos em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, após confrontos entre combatentes palestinos. Um oficial israelense disse que o episódio representa “uma violação flagrante da trégua”.
Desde o início do cessar-fogo, o Hamas afirma que 37 palestinos foram mortos por forças israelenses em incidentes isolados.
Com informações de g1