Pular para o conteúdo principal

ALRN PI 011818 28 03 24

ALRN PI  011818   28 03 24

Radio Conexão Mato Grande Play

GOVERNO DO RN

GOVERNO DO RN

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478 - 99401-7616


Rede Municipal foi às urnas escolher as novas direções das unidades de ensino


Cerca de 94% das comunidades escolares das unidades de ensino de Natal foram às urnas nessa segunda-feira (26) escolher seus novos representantes. O pleito definiu novos profissionais para os cargos de coordenador pedagógico e coordenador administrativo das unidades de ensino da capital.

Conforme a Lei da Gestão Democrática, votaram alunos a partir dos 12 anos, pais, funcionários e professores. Os gestores escolhidos ficarão à frente das direções das unidades de ensino por 3 anos e terão direito a uma reeleição.

Conquista conseguida nos anos 80, mais precisamente em 1987 e quando o SINTE/RN era ainda apenas um grupo de associações, a Gestão Democrática é até hoje um valor exaltado por professores, alunos e pais.

“Há mais de três décadas o SINTE levantou esta bandeira, que foi a Gestão Democrática nas escolas. Um processo onde toda a gestão escolar participa. A escolha dos diretores é uma das etapas da gestão democrática. Considero muito importante, pois o processo mobiliza toda a comunidade escolar, onde estes têm a oportunidade de exercerem a democracia, num ambiente de aprendizagem e cidadania para todos os envolvidos”, afirmou a diretora de organização da capital do SINTE/RN, professora Simonete Almeida.

“Acredito que a gente, como membro da família, tem que entender a relevância desse processo eleitoral, dessa cidadania que foi um trabalho muito árduo a ser conquistado. Então a gente tem que também participar desse processo e incentivar nossos filhos, para que eles participem e entendam o que é cidadania, direito e responsabilidade”, opinou Andreia Souza, que é mãe de uma aluna que estuda no CMEI Vilma Dutra.  

Comentários