O Rio Grande do Norte registrou 133 mortes no trânsito nos primeiros quatro meses deste ano, uma redução de 19,39% em relação ao mesmo período de 2024, mas ainda com uma taxa significativa de 15,40 mortes a cada 100 mil habitantes. Mossoró, Natal, São Gonçalo do Amarante e Parnamirim lideram os números de fatalidades.
Durante o "Maio Amarelo", campanha nacional de conscientização sobre segurança viária, autoridades estaduais e municipais discutem estratégias para reduzir acidentes, seguindo diretrizes do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), que visa cortar pela metade as mortes até 2030. Especialistas alertam para a necessidade de políticas continuadas de prevenção, municipalização do trânsito e melhorias na fiscalização e infraestrutura.
Em parceria com a Sesap e a Femurn, ações educativas serão intensificadas, focando no uso de equipamentos de segurança e no respeito às normas de trânsito.
No ano passado, mais de 9 mil acidentes foram registrados no estado, com motocicletas envolvidas em 80% dos casos. As atividades do "Maio Amarelo" incluem campanhas em todo o estado, com o tema deste ano sendo "Desacelere. Seu bem maior é a vida". Você costuma acompanhar campanhas de segurança no trânsito na sua região?
Tribuna do Norte