A prefeita de João Câmara, Aize Bezerra, usou suas redes sociais nesta quinta feira 15, para anunciar que sua gestão está avaliando a possibilidade de retornar a tradicional feira livre do município ao centro comercial da cidade. Em vídeo publicado ao lado de secretários municipais, Aize destacou que a decisão está sendo construída com diálogo e ampla escuta da população.
“Gente, estivemos hoje no nosso gabinete com parte da nossa equipe de governo e agora estamos aqui com o nosso secretário de Desenvolvimento Econômico, Eder Porfírio, e o secretário de Agricultura, Cícero Araújo, para discutir com as pessoas essa possibilidade”, disse a prefeita.
Segundo a gestora, a Secretaria de Desenvolvimento realizou uma pesquisa nos últimos dias com comerciantes e feirantes, buscando saber a opinião dos principais envolvidos na dinâmica da feira. O resultado foi expressivo: 78% dos feirantes e 88% dos comerciantes do centro se mostraram favoráveis ao retorno da feira para a área central da cidade.
O secretário Eder Porfírio reforçou a importância do levantamento: “Fizemos uma escuta ativa sexta e sábado e os dados mostram que a maioria deseja essa mudança. Agora, com base nisso, estamos dando continuidade ao processo de discussão”.
Já o secretário de Agricultura, Cícero Araújo, destacou que a medida representa o compromisso da atual gestão com a democracia participativa e com o fortalecimento da economia local. “Esse gesto da prefeita representa o compromisso com a população de João Câmara, com a participação popular, mas, acima de tudo, fortalece o comércio e os produtores da agricultura familiar”, afirmou.
Aize Bezerra finalizou a mensagem reforçando o valor do diálogo e convidando a população a continuar participando das decisões da cidade. “A feira é um dos pilares da nossa economia e por isso precisamos tratá-la com muita responsabilidade, escuta e diálogo. Agora queremos ouvir você. Qual a sua opinião? Diz pra gente.”
A possível mudança reacende um debate importante sobre o uso dos espaços urbanos, a valorização do pequeno produtor e o estímulo ao comércio local. A gestão municipal segue acompanhando as reações da comunidade e deve anunciar nos próximos dias os próximos passos.