
A vereadora Thabatta Pimenta (PSOL) registrou um boletim de ocorrência após ser alvo de ofensas transfóbicas durante a sessão da Câmara Municipal de Natal na última terça-feira (20), quando foi aprovado o título de Cidadão Natalense ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Thabatta foi uma das quatro parlamentares que votaram contra a homenagem.
Em pronunciamento nesta quarta (21), ela criticou a omissão da Câmara diante das agressões, relatando que não houve qualquer providência da Casa para conter os ataques. A parlamentar também questionou a falta de controle na entrada do público e alertou para os riscos da tolerância a discursos de ódio.
Vídeos divulgados pela vereadora mostram apoiadores de Bolsonaro nas galerias da Câmara proferindo insultos transfóbicos após seu voto contrário. Além da denúncia formal, Thabatta criticou a priorização de homenagens políticas em detrimento de pautas urgentes como saúde, educação e transporte público.
A concessão do título a Bolsonaro, proposta pelo vereador Subtenente Eliabe (PL), foi aprovada por 20 votos a 4, após uma tentativa anterior ter sido suspensa pela Justiça.