
O mês setembro inicia no Rio Grande do Norte com 1.043 pessoas aguardando um coração, rim ou córnea, segundo a Central de Transplantes do RN, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).
A campanha Setembro Verde, lançada nesta segunda-feira (1º), reforça a importância da doação de órgãos e tem como lema: “Super humanos, vidas que doam vida”. O evento de abertura, no Hospital Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim, reuniu gestores, profissionais de saúde, familiares de doadores e transplantados.
Dados sobre transplantes
Até meados de agosto, o RN realizou 185 transplantes em 2025:
Coração: 1
Medula óssea: 63 (até julho)
Rins: 37
Córneas: 84
Pacientes aguardando órgãos no RN:
Coração: 2
Medula óssea: 22
Rins: 363
Córneas: 656
Segundo o secretário Alexandre Motta, a informação correta e o diálogo familiar são essenciais. “Temos que apontar os caminhos da informação correta sobre os transplantes, a doação. Precisamos que as pessoas entendam o papel da solidariedade e da empatia.”, destacou.
Maria Pimentel, servidora do hospital, compartilhou o impacto pessoal da doação de órgãos de seu filho. “Só em saber, de alguma forma, que os órgãos do meu filho estão em outras vidas, dando vida, melhorando a qualidade de vida de alguém, já é um conforto.”, afirmou.
Além dos procedimentos de transplante, a Central e a Sesap coordenam a captação de órgãos em hospitais do estado e, quando necessário, o envio a outros locais do país, em parceria com a Sesed e a Força Aérea Brasileira.