
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta segunda-feira (20) a substituição do ministro Márcio Macêdo pelo deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) no comando da Secretaria-Geral da Presidência da República.
A decisão foi tomada após reunião no Palácio do Planalto com Boulos, Macêdo e os ministros Rui Costa (Casa Civil), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Sidônio Palmeira (Comunicação Social). A nomeação será publicada nesta terça-feira (21) no Diário Oficial da União.
“Convidei o deputado Guilherme Boulos para assumir o cargo de ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. Ele vai substituir o companheiro Márcio Macêdo, a quem agradeço por todo o trabalho realizado para o fortalecimento da participação social em nosso governo”, afirmou Lula nas redes sociais.
A troca, que vinha sendo discutida há meses, reforça a estratégia do governo de estreitar laços com movimentos sociais e setores populares, de olho nas eleições de 2026. A Secretaria-Geral é responsável por coordenar as agendas do presidente com representantes desses grupos, incluindo o MTST, ligado à trajetória política de Boulos.
📎 Fonte: CNN Brasil