Durante o Podcast do Jasão na ultima segunda feira 15, com a participação da direção do SINTE/RN Regional João Câmara, a professora Egivânia Santos esclareceu a polêmica envolvendo os monitores de creche. Segundo ela, a criação do Fundeb foi um marco que reorganizou a educação básica e garantiu direitos aos profissionais que atuam na área.
Egivânia explicou que, após a lei do Fundeb, os monitores infantis deixaram de integrar a área da Assistência Social e passaram a fazer parte da Educação Básica. Com isso, esses profissionais foram capacitados, integrados às salas de aula e incluídos no plano de cargos e carreira.
A professora destacou ainda que, apesar de exercerem as mesmas funções dos professores e possuírem formação acadêmica — incluindo graduação e pós-graduação —, eles não são oficialmente chamados de professores infantis por terem ingressado no serviço público por concurso específico para monitor de creche. Segundo ela, foi a legislação do Fundeb que promoveu essa mudança e garantiu o atual enquadramento da categoria.
Comentários
Postar um comentário