Setembro Amarelo: Associação ADESEJAN de Jandaíra promove palestra contra o suicidio "Todos pela vida"


Nesta sexta feira (27), fomos ate a cidade de Jandaíra participar de uma palestra  no moto clube da cidade, alusiva ao setembro amarelo.

"Todos pela vida" é o lema principal do projeto Luz e vida, que visa combater o suicídio em todas as esferas da sociedade, o projeto surgiu através dos jovens que integram a Associação de Desenvolvimento Sustentável de Jandaíra, Sobre a coordenação das jovens Brena Rafaela e Daliane de Gilson,  e contou com a participação do Pastor da Igreja Batista Marcos Martins , representante da Igreja Católica Iranildo Alexandre e a brilhante palestra da Psicóloga Ilma Carla.


O evento contou também com a colaboração do Sargentos Gilson , e do deputado Hermano Morais que foi representado no evento por seus Assessores Simone Vasconcelos e Reginaldo Dantas.

"Setembro Amarelo" é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida, do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria.


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil, o que significa que o suicídio mata mais brasileiros do que doenças como a AIDS e o câncer.
O assunto é envolto em tabus, por isso, a organização da campanha acredita que falar sobre o mesmo é uma forma de entender quem passa por situações que levem à ideias suicidas, podendo ser ajudadas a partir do momento em que as mesmas são identificadas.
É por isso que “Falar é a melhor solução” é o slogan da campanha, cujos envolvidos na sua organização acreditam que conscientizando as pessoas podem prevenir 9 em cada 10 situações de atos suicidas.

Origem do Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo começou nos EUA, quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio, em 1994.
Mike era um rapaz muito habilidoso e restaurou um automóvel Mustang 68, pintando-o de amarelo. Por conta disso, ficou conhecido como "Mustang Mike". Seus pais e amigos não perceberam que o jovem tinha sérios problemas psicológicos e não conseguiram evitar sua morte.
No dia do velório, foi feita uma cesta com muitos cartões decorados com fitas amarelas. Dentro deles tinha a mensagem "Se você precisar, peça ajuda.". A iniciativa foi o estopim para um movimento importante de prevenção ao suicídio, pois os cartões chegaram realmente às mãos de pessoas que precisavam de apoio.

Laço amarelo

Em consequência dessa triste história, foi escolhido como símbolo da luta contra o suicídio, o laço amarelo.

Se pensar em suicídio busque ajuda

É importante que as pessoas que estejam passando por momentos de crise busquem ajuda. O ideal é um acompanhamento psicológico, além do apoio da família e dos amigos. Para isso, é essencial que as pessoas consigam falar sobre o que sentem.
Se você estiver com sérios problemas e chegar a considerar o suicídio, pode procurar ajuda entrando em contato com os telefones 188  ou  192.

Postar um comentário

0 Comentários