quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Areia Branca atinge nota máxima em transparência com gastos públicos, inclusive com relação a Covid


Areia Branca atingiu nota máxima em transparência com gastos públicos, inclusive com relação a Covid. A cidade também foi destaque no que diz respeito a utilização dos recursos destinados ao combate ao coronavírus.

De acordo com relatório do Ministério Público do RN feito por meio do sistema de análise Confúcio, que monitora os Portais da Transparência dos Municípios e do Estado e disponibiliza o ranking de gastos, inclusive com Covid-19, Areia Branca atingiu nota máxima da plataforma: 1300.

Apenas 12% dos municípios do Rio Grande do Norte foram aprovados, entre eles, Areia Branca.

São diversos critérios de avaliação dos portais com o objetivo de atribuir notas ao desempenho dos entes públicos no cumprimento da legislação relativa à política de transparência.

Entre eles estão a avaliação da qualidade do gasto público verificando presença de informações sobre empenho, liquidação e pagamento e um outro que avalia a qualidade da compra pública, levando em consideração a apresentação de dados como descrição adequada das compras, quantidade de itens, tipo de unidade de medida, preço por item e valor total.

Nenhum comentário: