A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para condenar a deputada Carla Zambelli (PL-SP) e o hacker Walter Delgatti por invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O relator Alexandre de Moraes foi seguido pelos ministros Flávio Dino e Cristiano Zanin.
Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão, multa, perda do mandato, inelegibilidade e ao pagamento de R$ 2 milhões em indenização, por ser considerada a mandante dos crimes. Delgatti recebeu 8 anos e 3 meses de prisão e também deverá pagar a indenização.
Ambos foram condenados por invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica, com o objetivo de desacreditar o Judiciário e fomentar atos antidemocráticos. Zambelli teria orientado Delgatti a inserir documentos falsos no sistema do CNJ, incluindo um mandado de prisão falso contra Moraes.
As defesas dos dois afirmaram que vão recorrer da decisão. Se a condenação for confirmada, Zambelli perderá o mandato e se tornará inelegível pela Lei da Ficha Limpa. O julgamento termina em 16 de maio.
Com informações do G1