O presidente da câmara municipal de João câmara, vereador Fernando Guilherme esteve nesta quinta-feira na Assembleia Legislativa do RN, a convite do presidente dep. Ezequiel Ferreira para fechar parceria com a AL para implantar na câmara municipal de João câmara a plataforma LEGIS, desenvolvida pela Assembleia Legislativa do RN. O programa facilita e aprimora os serviços legislativos, a exemplo da ata automática, identificação das falas dos vereadores com a possibilidade de cortes direto pelo site da câmara(taquigrafia), sem necessidade de se redigir atas, pois o próprio sistema já a reproduz. Todo um upgrade no tocante a modernidade e inovação de sistemas da casa legislativa.
A Plataforma Legis da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte é, pelo que encontrei, um sistema eletrônico que a ALRN está implantando para organizar todo o processo legislativo de forma digital. Ou seja: em vez de tramitar papéis de projeto de lei, emendas, pareceres e votações, tudo passa a ser feito online, dentro dessa plataforma.
• dar mais agilidade ao trabalho dos deputados e servidores,
• deixar os registros organizados em um banco de dados,
• e permitir que a população acompanhe de forma mais clara o andamento das proposições.
Além disso, existe o Portal da Transparência Legislativa, que mostra dados financeiros e administrativos. Esse portal é separado, mas provavelmente vai conversar com a Plataforma Legis, já que ambos servem para dar visibilidade e organização.
Resumindo: a Legis é um sistema eletrônico para tramitação de leis dentro da Assembleia. Ainda está em fase de implantação no RN, mas já funciona em outros estados, e a ALRN está trazendo esse modelo.