Mudanças implantadas pelo DNIT no tráfego da BR-304 prejudicaram o acesso ao Aeroporto Aluízio Alves, afirmam associações e operadores do turismo. As mudanças adicionaram cerca de 8 quilômetros na distância entre Natal e o aeroporto, pelo acesso Sul, em Macaíba, o que encarece o translado e dificulta o tráfego de veículos.
A pista que dava acesso direto a Macaíba, para quem vem do Aeroporto na rodovia Humberto pessoa, foi fechada. Dessa forma, é preciso ir até o entroncamento que dá acesso à pista para Mossoró para fazer o retorno. Outros cruzamentos foram fechados, em trechos próximos, o que tem causado problemas no trânsito. O DNIT foi procurado pela reportagem da TRIBUNA, mas não respondeu os questionamentos.
O presidente do Sindicato das Empresas de Turismo do Estado do Rio Grande do Norte (Sindetur-RN), Junior Câmara, avalia que a medida prejudica o turismo potiguar, dificultando o deslocamento de turistas para destinos como Natal e Pipa, por exemplo.
De acordo com a Câmara, a mudança vai representar um custo adicional de, pelo menos, R$ 20 para os veículos que fazem a rota para os principais destinos turísticos do Rio Grande do Norte. Ele reclama ainda que os representantes das empresas de turismo não foram comunicados com antecedência.
A mudança já tem provocado transtornos no tráfego. Em Macaíba, na altura do posto de combustíveis, que fica no cruzamento entre BR-304, RN-160 e avenida Jundiaí, motoristas relataram que o trânsito está confuso e perigoso.
Fonte: Tribuna do Norte