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UFRN articula oferta de 1.440 vagas para graduação a distância

 

A Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (SEDIS/UFRN) está em processo de articulação institucional para a oferta de 1.440 novas vagas nos 10 cursos de graduação a distância oferecidos pela Universidade. São eles: Administração Pública, Ciências Biológicas, Educação Física, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química. Essa oportunidade foi aberta pelo Edital 09/2022, divulgado, na semana passada, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O Edital prevê um total de 156.120 vagas para instituições públicas de ensino superior de todo o país que atuam na modalidade EaD no âmbito do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). De acordo com a Secretária de Educação a Distância da UFRN, Carmem Rêgo, a exemplo dos últimos processos seletivos realizados, esta seleção ocorrerá por meio de notas do Exame Nacional do Ensino Médio e a previsão é de que a abertura de vagas se dê no segundo semestre de 2022.

Para Joseani Martins, coordenadora do Polo de Apoio Presencial de Luís Gomes, município do Alto Oeste Potiguar, distante cerca de 470 quilômetros de Natal, a possibilidade de novas vagas em cursos a distância vai ampliar a formação de professores e fortalecer a atuação de uma Universidade de renome, como é a UFRN, no município. A melhoria na qualidade do ensino público também foi destacada por Joseani, como consequência do acesso de educadores a cursos superiores gratuitos.

Na Região Agreste do Rio Grande do Norte, a cidade de Nova Cruz é referência na Educação Superior por abrigar um campus da UFRN. Segundo Wellington Marcelino de Brito, assistente à docência naquele polo, a abertura de novas vagas para EaD/UFRN trará a certeza de que muitos jovens da cidade e regiões circunvizinhas serão contemplados com a oportunidade de obter uma formação profissional numa universidade renomada.

A coordenadora do Polo de Apoio Presencial de Caicó, Tânia Cristina Meira Garcia, fala que a entrada de novos alunos, para a formação de professores e de profissionais de Educação Básica, vem consolidar a importância da Educação a Distância, confirmada, sobretudo, neste período de isolamento social. Tânia Cristina destaca ainda que o polo que fica dentro do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) atende alunos de quase 14 municípios potiguares, paraibanos e pernambucanos.

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