Os candidatos que desejam isenção da taxa de inscrição do Enem 2025 têm até as 23h59 desta sexta-feira (2) para fazer a solicitação na Página do Participante, usando login do Gov.br. O prazo, prorrogado pelo MEC, também vale para quem teve isenção em 2024, faltou às provas e agora precisa justificar a ausência para obter nova gratuidade.
Têm direito à isenção: estudantes do 3º ano do ensino médio em escola pública, quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada, pessoas em situação de vulnerabilidade econômica registradas no CadÚnico e participantes do programa Pé-de-Meia.
As justificativas aceitas para ausência em 2024 incluem motivos como assalto, acidente, luto, maternidade, mudança, internação e outros, desde que ocorridos nos dias oficiais das provas (3, 10 de novembro ou 10, 11 de dezembro).
O resultado dos pedidos sairá em 12 de maio. Recursos poderão ser apresentados de 12 a 16 de maio, com resultado final no dia 22. A inscrição no Enem 2025 ainda exigirá novo cadastro, mesmo com isenção concedida. O valor da taxa para quem não for isento ainda não foi divulgado (em 2024, foi R$ 85).
Os pedidos devem ser enviados por meio da internet, na Página do Participante do exame, com o login do portal único de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.
>>> Saiba como pedir isenção na taxa de inscrição do Enem
Com Informações da Agencia Brasil