terça-feira, 20 de maio de 2025

Gripe Aviária: Brasil pode ter perda de US$ 1 bilhão em menos de 5 meses nas exportações


A confirmação do primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial no Brasil levou 9 países a suspenderam as importações de carne de aves e subprodutos brasileiros. A notícia é da repórter Giovana Cardoso, do R7.

Entre as nações está a União Europeia, China, Argentina, Chile, Coreia do Sul, México, Uruguai, Canadá e Africa do Sul, juntos, os países representam 37% das exportações das carnes de aves. Entre janeiro e abril deste ano, por exemplo, o Brasil arrecadou ao menos US$ 1 bilhão com as exportações.

O caso, confirmado no último dia 16, aconteceu na cidade de Montenegro, no Rio Grande do Sul. A partir de agora, protocolos sanitários e comerciais passam a valer para operações internas e com outros países.

Caso prolongado, o caso de gripe aviária no Brasil pode representar uma perda sobre os valores arrecadados com as exportações. Entretanto, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, deu a estimativa de 28 dias para que o país fique livre da doença.

“O protocolo do ciclo é de 28 dias para a gripe aviária. Se em 28 dias não houver nenhum outro caso confirmado no Brasil, nós podemos com tranquilidade, baseado em ciência, dizer que o Brasil está livre de gripe aviária em todo o território nacional”, afirmou.

Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, ao menos 3.934 investigações por suspeita de síndrome respiratória e nervosa das aves estão em andamento no país.




LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478 - 99401-7616

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478  -   99401-7616
Lapac Saúde/beleza Laboratório de Análises Clínicas e Clínica Médica que atua em João Câmara, no Potengi e RN. Conforto, tecnologia e atendimento humanizado.