João Câmara - Nesta quarta-feira, 7 de maio, durante o Encontro Regional com Gestores Públicos Municipais realizado em João Câmara, o Blog do Jasão entrevistou a prefeita Aize Bezerra e abordou a polêmica que surgiu recentemente na Câmara Municipal envolvendo a possibilidade de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a atuação do ex-secretário de Saúde do município, Bruno Balinha.
Durante uma sessão legislativa, a vereadora Jéssica sugeriu a convocação do ex-secretário à tribuna da Câmara. Em resposta, o vereador Flávio Samir sugeriu que a vereadora poderia formalizar um pedido de CPI, caso desejasse aprofundar a apuração dos fatos.
Questionada sobre o assunto, a prefeita Aize Bezerra afirmou que respeita a independência da Câmara e vê com naturalidade o debate:
“A Câmara é independente. Os vereadores se reúnem com frequência e tomam decisões próprias. Eu vi até pelo seu blog que há possibilidade de se abrir uma CPI. Ex-gestor de pasta, segundo o regimento, não pode ser convocado, mas pode ser convidado”, afirmou.
A gestora ainda sinalizou que, caso os convites aos ex-gestores sejam recusados, a abertura de uma comissão pode ser o caminho para buscar respostas:
“Acredito que a partir de um convite negado pelo ex-gestor, é interessante que se abra uma comissão. Investigar pode soar forte, mas é o que a sigla diz: Comissão Parlamentar de Inquérito”, destacou.
Aize também revelou que sua gestão ainda enfrenta dificuldades devido à falta de informações claras deixadas pela administração anterior:
“Pegamos a gestão com muitas interrogações, com muitas faltas de respostas. Estamos conduzindo com o apoio técnico, jurídico e contábil, mas ainda há muito a esclarecer”, disse.
A prefeita concluiu reforçando a importância da transparência:
“Quem não deve, não teme. Acredito que esses convites aos ex-gestores ou mesmo a abertura de uma comissão vão ajudar a esclarecer o que não conseguimos entender durante a transição. É um processo natural e necessário para dar clareza à população e aos próprios vereadores.”
O Blog do Jasão segue acompanhando os desdobramentos e manterá você bem informado.