Pular para o conteúdo principal

Radio Conexão Mato Grande Play

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478 - 99401-7616


Vereador propõe "dia sem carne" em Natal; entenda

O vereador Robério Paulino entregou um projeto de lei à Câmara Municipal de Natal que propõe um "dia sem carne". A ideia, de acordo com o texto, é proibir o consumo de carne, ou de derivados, uma vez por semana na capital potiguar.

Segundo o projeto, o programa "Dia sem Carne" abrangeria cantinas, restaurantes, bares, lanchonetes, refeitórios e locais similares cujas atividades sejam desenvolvidas junto a órgãos ou entidades do Poder Público Municipal.

O texto acrescenta ainda que os estabelecimentos deveriam afixar, em local visível, o selo contendo a identificação visual do programa, além de oferecer cardápio específico, sem a inclusão de carnes.

Ao portaldatropical.com.br, o vereador Robério Paulino explicou a intenção do projeto. "Esse projeto não é absurdo nem aberração. Ele já existe em várias cidades brasileiras. O consumo excessivo de carne tem levado a diversos problemas", declarou.

Entre os problemas, o parlamentar enumerou fatores ambientais e de saúde pública para defender o seu projeto. "Temos 30 bilhões de animais para servir a alimentação humana. Esse rebanho tem exercido uma pressão grande sobre a devastação do meio ambiente. O componente mais importante é o de saúde. Diversas entidades médicas têm feito alertas graves sobre o consumo excessivo de carne. Esse consumo tem levado a diversos problemas de saúde, hipertensão, colesterol alto e diversos tipos de câncer", argumentou.

Ainda de acordo com Paulino, o projeto não vai proibir a venda em estabelecimentos particulares. "O projeto não pretende proibir o consumo. É um projeto vinculado aos órgãos ligados ao poder público. Tem o cunho educativo para orientar as pessoas que nem sempre a carne vermelha é o melhor alimento. Os órgãos que fiscalizariam seriam os órgãos municipais. Não tem objetivo de proibir nenhum restaurante privado de fornecer a carne durante o dia", finalizou.

Portal da Tropical

Comentários