BTemplates.com

Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque




Aperte o play para ouvir

MEC ANUNCIA MUDANÇAS NO ENEM A PARTIR DE 2024

 

O Ministério da Educação anunciou nesta quinta-feira (17) como funcionará o Enem a partir de 2024. O Exame Nacional do Ensino Médio será reestruturado para se adequar às diretrizes do Novo Ensino Médio, que começou a ser implementado neste ano. A prova é a principal forma de acesso ao ensino superior no Brasil.

O Enem deixará de ser uma prova só de questões de múltipla escolha e redação. Também terá perguntas dissertativas. O exame será divido em duas etapas, realizadas em dias diferentes. A 1ª será focada na base nacional comum curricular, focada em português e matemática. A 2ª, nos itinerários formativos –áreas escolhidas pelos alunos no Novo Ensino Médio.

Na 2ª fase, os vestibulandos poderão escolher um dos 4 blocos de questões para responder. Eis as opções:

  • ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e sociais aplicadas;
  • linguagens e suas tecnologias e ciências humanas e sociais aplicadas;
  • matemática e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias;
  • ou matemática e suas tecnologias e ciências humanas e sociais aplicadas.

A escolha do bloco será feita no final do 3º ano do ensino. O secretário de Educação Básica, Mauro Rabelo, afirmou que o vestibulando deve escolher o bloco conforme o curso superior que pretende cursar. As instituições de ensino superior terão que considerar o resultado dos 2 dias na escolha de seus candidatos.

O CNE (Conselho Nacional de Educação) já havia aprovado as recomendações de mudança na 2ª feira (14.mar). A atualização do exame era discutida desde dezembro de 2021 por um grupo de trabalho do MEC. O time era presidido pelo secretário de Educação Básica, Mauro Rabelo, e incluía representantes do CNE, Inep e sociedade civil.

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, o presidente do Inep, Danilo Dupas, o secretário-executivo da Educação, Victor Godoy, e o secretário de Educação Básica, Mauro Rabelo, participaram do evento.

Poder 360

Comentários