Pular para o conteúdo principal

ALRN PI 011818 28 03 24

ALRN PI  011818   28 03 24

Radio Conexão Mato Grande Play

GOVERNO DO RN

GOVERNO DO RN

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478 - 99401-7616




Tragédia ambiental no rio Trairi pode ter relação com lixões na região de Monte Alegre

Uma tragédia ambiental no Rio Trairi, no município de Lagoa Salgada, chocou moradores da cidade a 65 km da capital. Milhares de peixes aparecerem subitamente mortos, levando pelo menos um órgão até aqui, o Idema, a iniciar uma apuração.

De acordo com o órgão, pela análise preliminar, o desastre pode ter sido ocasionado pelo carregamento de sedimentos em razão das chuvas. Entretanto, só a análise laboratorial poderá afirmar essa tese. Ainda de acordo com o Idema, o Igarn irá fazer a coleta de água nesta quinta (17) para detectar que elementos presentes na água levaram à tragédia

Lixões
Os primeiros vídeos nas redes sociais vieram acompanhados de comentários levantando a suspeita de que a tragédia teria algum relação com produtos químicos utilizados em uma fábrica de goma de mandioca. Mas o que tem chamado a atenção é que a região de que faz parte Lagoa Salgada vem sendo sistematicamente alvo de medidas de órgãos para adequamento à política de resíduos sólidos.

Em Monte Alegre, por exemplo, o Ministério Público do Rio Grande do Norte tem inquérito aberto para investigar a responsabilidade dos lixões detectados em zonas que não poderiam receber esses resíduos, e com destinação final feita de forma incorreta e ilegal.

O próprio Idema, no ano passado, detectou uma situação grave contra a Usina Ecoambiental, em Monte Alegre. O empreendimento estava atuando descumprindo as licenças e, principalmente, gerando poluição ambiental causada pela disposição de resíduos sólidos sobre o solo, conforme auto de infração.

A série de irregularidades detectadas pelo Idema foi considerada “grave”, especialmente também porque se detectou que a usina operava diferente do projeto que o órgão ambiental autorizou. A tragédia reforça ainda a necessidade de os municípios cumprirem a Política Nacional de Resíduos Sólidos. As cidades de regiões metropolitanas tinham até agosto de 2021 para cumprir as metas e erradicar lixões.

Blog do Dina

Comentários