O Exército dos Estados Unidos estaria em condições de realizar um ataque contra o Irã já neste fim de semana. Apesar do nível de prontidão militar, o presidente Donald Trump ainda não tomou uma decisão final sobre autorizar a ofensiva, mantendo o cenário em aberto.
De acordo com informações divulgadas pela CNN, a Casa Branca foi informada de que os militares poderiam estar prontos após o aumento de recursos aéreos e navais no Oriente Médio. Internamente, Trump tem avaliado argumentos a favor e contra a ação militar e consultado assessores e aliados. A secretária de imprensa Karoline Leavitt afirmou que a diplomacia segue como prioridade, mas não descartou o uso da força.
No campo diplomático, negociadores do Irã e dos Estados Unidos mantiveram conversas indiretas em Genebra por mais de três horas, sem um acordo conclusivo. Enquanto o principal negociador iraniano citou a existência de princípios orientadores, autoridades americanas afirmaram que ainda há muitos detalhes a serem discutidos. Leavitt também indicou que o Irã deve apresentar novos esclarecimentos nas próximas semanas.
Paralelamente, os movimentos militares continuam. O grupo de porta-aviões USS Gerald Ford pode chegar à região nos próximos dias, e ativos da Força Aérea americana foram reposicionados mais perto do Oriente Médio.
Confira na JP News
Comentários
Postar um comentário