Pular para o conteúdo principal

Lula sugere a Trump em ligação que Conselho da Paz se limite a Gaza e defende ‘estabilidade’ na Venezuela


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone nesta segunda-feira (26) com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e sugeriu que o Conselho da Paz criado pelos americanos tenha atuação restrita à Faixa de Gaza e inclua a Palestina como membro.

Segundo o Palácio do Planalto, a ligação durou cerca de 50 minutos e tratou da relação bilateral e de temas da agenda global. Ao comentar o convite para que o Brasil integre o conselho — que já reúne cerca de 35 países — Lula defendeu limites claros ao escopo do órgão e voltou a cobrar uma reforma ampla da ONU, com ampliação dos membros permanentes do Conselho de Segurança.

Embora Trump tenha citado Gaza como foco central, o território não aparece explicitamente no estatuto do novo conselho. Auxiliares de Lula afirmam que o Brasil só considera aderir se a atuação ficar restrita à crise em Gaza, evitando dar um “cheque em branco” aos EUA e enfraquecer a ONU.

Durante a conversa, Lula e Trump também combinaram uma visita do presidente brasileiro a Washington após viagens à Índia e à Coreia do Sul. A data ainda será definida.

O Globo

Comentários

Lapac Saúde João Câmara

Lapac Saúde João Câmara
3262-3478 - 99401-7616*

R.CRUZ Assessoria Contábil

R.CRUZ Assessoria Contábil
(84) 3262-4059 - (84) 99417-1619