Pular para o conteúdo principal

Arma sonora usada pelos EUA na Venezuela provoca sensação de "cabeça explodindo"


Forças dos Estados Unidos teriam usado pela primeira vez em combate uma arma experimental baseada em energia sonora durante a captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro, segundo relatos divulgados pelo site britânico Metro. O equipamento, conhecido como Active Denial System (ADS), provoca dor intensa sem disparar projéteis. Guardas que estavam no local relataram sensação extrema de pressão na cabeça, sangramento nasal, vômitos e perda momentânea de equilíbrio após a emissão da onda sonora.

O ADS funciona por meio de feixes de energia que atingem a superfície do corpo e induzem dor imediata, levando a pessoa a se afastar da área afetada. Classificada pelo Departamento de Defesa dos EUA como arma “não letal”, a tecnologia é usada para dispersão e neutralização sem deixar marcas visíveis. Especialistas afirmam que os efeitos cessam rapidamente quando o alvo sai do alcance do feixe.

Embora armas de energia já tenham sido testadas em outras situações, este episódio é apontado como o primeiro uso do ADS em um cenário real de combate. Tecnologias semelhantes já foram relatadas em conflitos envolvendo outros países e também são citadas em estudos que investigam possíveis causas da chamada “Síndrome de Havana”, que afetou diplomatas americanos a partir de 2016.

R7

Comentários

Lapac Saúde João Câmara

Lapac Saúde João Câmara
3262-3478 - 99401-7616*

R.CRUZ Assessoria Contábil

R.CRUZ Assessoria Contábil
(84) 3262-4059 - (84) 99417-1619