O Procon Natal intensificou as ações de fiscalização e orientação junto a barraqueiros e quiosqueiros nas praias da capital potiguar, com foco preventivo e educativo, especialmente durante a alta temporada de verão. Segundo a diretora do órgão, Dina Pérez, o trabalho tem sido reforçado desde o fim de dezembro, como forma de evitar conflitos entre consumidores e comerciantes e preservar a imagem turística da cidade.
“Desde o início da nossa gestão, em janeiro do ano passado, nós inserimos esse tipo de fiscalização, que é orientar os barraqueiros a como tratar melhor, a como lidar melhor com o consumidor e entender noções básicas de direito do consumidor”, afirmou a diretora, em entrevista à rádio 94 FM nesta segunda-feira 19. De acordo com Dina, a iniciativa vai além da fiscalização tradicional e aposta no diálogo direto com os permissionários que atuam na orla.
O Procon Natal reforça que a cobrança pelo uso de equipamentos de praia – como barracas, cadeiras e guarda-sóis – é permitida, desde que feita de forma clara, transparente e sem exigência de consumação mínima. O valor da permanência deverá ser informado de forma clara e antecipadamente, para que o cliente decida se quer ficar.
Dina Pérez explicou que as equipes do Procon percorrem as praias de Natal, barraca por barraca, verificando cardápios, abordando consumidores e conversando com os comerciantes. “É um trabalho árduo porque é no sol. A gente vai andando de barraca em barraca, conversando com os barraqueiros, vendo os cardápios, abordando os consumidores”, relatou. Segundo ela, a atuação tem caráter contínuo, mas é intensificada nos períodos de maior movimento.
Agora RN
Comentários
Postar um comentário