VAAR 2026, complementação da União ao Fundeb, que atua como um instrumento de governança, incentivando estados e municípios a aprimorarem gestão, uso de dados, monitoramento e foco em resultados para acessar os recursos. No Rio Grande do Norte, a organização dos municípios por DIRECs facilita a análise territorial, indicando onde é necessário intensificar apoio técnico e acompanhamento das políticas educacionais.
Um dos principais destaques é que as maiores redes de ensino do estado — Natal, Mossoró e a rede estadual — não foram contempladas em 2026, ficaram de fora, isso reforça que o VAAR está ligado a critérios de gestão e desempenho, e não ao tamanho das redes.
Na 16ª DIREC – receberam o os recursos via VAAR os municípios de Caiçara do Norte, João Câmara, Pedra Preta, Poço Branco e São Bento do Norte.
Não receberam os recursos via VAAR os municípios de Bento Fernandes, Jandaíra, Jardim de Angicos, Parazinho e Pedra Grande. Esse cenário se repete em outras DIRECs, evidenciando fragilidades na gestão e no acompanhamento de indicadores educacionais. Diante disso, fica o questionamento: por que sua rede de ensino não receberá a complementação VAAR em 2026?
Segue abaixo a visualização dos municípios por DIRECs
Comentários
Postar um comentário